O que é tráfego pago e qual a sua importância?
Imagine dois cenários: No primeiro, você está abrindo um negócio na rua mais movimentada de Nova York, milhões de pessoas passam ali todos os dias, 24 horas por dia. No segundo, você está abrindo a mesma loja, mas agora em lugar deserto que só recebe algumas dezenas de pessoas, duas vezes no ano.
Em qual desses exemplos você gostaria que o seu negócio estivesse? Eu prefiro o primeiro!
No mundo físico, muitas vezes, o sucesso de um novo negócio está também relacionado ao ponto em que ele se encontra, se é um lugar movimentado e se por ali passam as pessoas que podem consumir o seu produto ou serviço. Mas, no mundo digital, é diferente. Todos os negócios estão no melhor ponto – a internet – e o investimento em tráfego pago é o que leva as pessoas até o seu negócio.
Portanto, o trabalho do tráfego pago é atrair, por meio de anúncios na internet, pessoas que sejam interessadas no seu produto ou serviço.
O que são as plataformas de tráfego pago?
As plataformas de anúncio ( por exemplo: Facebook Ads e Google Ads) são as ferramentas utilizadas para gerar tráfego pago, ou seja, é por meio delas que são selecionados os tipos de anúncios que serão feitos, quem será o público-alvo desses anúncios e etc.
Um bom exemplo que eu sempre gosto de utilizar é:
Lembra daquelas listas telefônicas com telefones de restaurantes, lojas, dentistas e outros?
As plataformas são como listas e o seu negócio investe um valor para estar em destaque nessa lista.
Por onde começar?
Por qual plataforma iniciar? Qual a melhor? Qual traz o melhor resultado?
São algumas das perguntas que mais recebo, mas para responder é necessário ter um conceito importante antes: Onde está o seu público-alvo?
Alguém que procura um dentista na sua cidade, está fazendo essa busca no Google ou no Instagram? No Google, claro! E se passando pelo Instagram, eu vejo um vídeo de uma camiseta que não amassa, não desbota e está em uma super promoção, isso teria chamado minha atenção? Óbvio que sim! Já quero comprar.
Não é sobre qual é a melhor plataforma, ambas são boas, e ainda existem outras. Mas o resultado virá quando o seu público-alvo for impactado no momento certo.
Ou seja, qual plataforma utilizar vai depender do seu produto ou serviço e do momento em que ele é útil para o seu cliente. Uma forma fácil de definir isso é pensando sobre se o seu produto/serviço é procurado ou precisa ser oferecido. Se ele for um produto bem procurado (normalmente os serviços já conhecidos) será o Google Ads a melhor forma para iniciar os anúncios. Se é necessário oferecer (normalmente produtos novos) será o Facebook Ads a melhor opção.
Bônus: Há uma combinação que pode potencializar ainda mais os resultados, quando você utiliza ambas ferramentas em conjunto. Deste modo, é possível impactar o público-alvo em momentos diferentes e de maneiras diferentes.
Agora que você já sabe qual a melhor plataforma, que tal um especialista avaliar o seu negócio e criar uma estratégia personalizada para atrair o seu público-alvo para o seu produto ou serviço?
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